Quatro curiosidades sobre a 11ª Osterfest, que reinicia programação nesta quinta-feira (4) em Pomerode (SC)



Mais de 7 mil bolachas já foram pintadas por crianças, por exemplo. Evento celebra as tradições de Páscoa dos imigrantes alemães e segue até o dia 21 de abril, sempre de quintas-feiras a domingos


Pomerode (SC) se transforma durante a Páscoa. Árvores com casquinhas de ovos pintados se tornam a decoração dos quintais e das ruas para a celebração cristã. A movimentação é outra grande mudança: os 25 mil moradores da cidade já receberam, só este ano, mais de 100 mil turistas para conhecer as tradições dos imigrantes da data. A 11º Osterfest reúne atividades lúdicas com as crianças e outros atrativos turísticos, que podem ser aproveitados até 21 de abril, sempre de quintas-feiras a domingos. A programação, que recomeça amanhã (4), vai das 10h às 20h. A entrada é gratuita.

Para uma das organizadoras, Rejane Koch Goede, o evento apresenta curiosidades que encantam. “Temos por aqui um cenário cultural único, que impressiona quem vem de outros lugares para conhecer a nossa Páscoa e faz com que os visitantes da região relembrem momentos marcantes da sua infância”, comenta.

Rejane separou quatro curiosidades sobre a Osterfest:

1) Pintura de bolachas
Na região, é muito comum que as avós – conhecidas como “omas” – pintem doces de Páscoa com as crianças. Confeitos de várias cores e bolachas com formatos variados estão disponíveis para essa atividade no evento. Só nos oito dias de programação em 2019, mais de 7,2 mil bolachas foram pintadas pelo público. A atividade acontece na Casa Kyly e tem o custo de R$ 10,00.

2) Árvores de casquinhas
Um galho seco, enfeitado com casquinhas de ovos coloridos. Para quem nunca viu, pode parecer curioso. Os imigrantes alemães acreditavam que essa era a representação da Páscoa: o galho, a morte, e os ovos coloridos, a ressurreição de Cristo. Além das Osterbaum (literalmente árvore de Páscoa em alemão) que colorem os quintais dos moradores, a Osterfest também tem a sua, reconhecida como a maior do mundo.

Desde 2017, a estrutura de Pomerode está no Guinness World Records como maior Osterbaum do globo. Na época, foram 82 mil casquinhas naturais. Nas edições de 2018 e 2019, o número passa de 100 mil.

3) Arrecadação de casquinhas
Você deve estar se perguntando de onde vem todas essas casquinhas que compõem a árvore e a decoração da cidade. Os pomerodenses já estão pensando em 2020: desde já está aberta a arrecadação no município. Até agora, 1,8 mil dúzias já foram doadas para o evento. No total, isso soma 21,6 mil ovos.

Para doar, as casquinhas precisam estar quebradas na forma correta (com um furinho em uma das extremidades) e limpas. Além de moradores, doceiras, restaurantes e padarias entram na arrecadação para que seja possível chegar à quase 150 mil – 100 mil para a Osterbaum e outras 50 mil para ações com turistas e para o restante da decoração do evento.

4) Maior ovo decorado do mundo
Uma tradição mais difundida mundo afora, o ovo de Páscoa também é protagonista da Osterfest. E não é qualquer um: o maior ovo decorado do mundo, com mais de 15 metros de altura, pode ser visitado no evento. A obra entrou para o Guinness World Records este ano e é composta de uma estrutura metálica, espuma e tecido. Toda a área foi pintada a mão.


Colaboração:

Sabryne Anne
sabryne@melz.com.br
(47) 3340-2205 / (47) 3336-0231
www.melz.com.br

Crédito de imagem: Daniel Zimmermann
Acesse: www.radiogermanica.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A legítima Kombi "Fau vê" (VW)

Concurso da Cerveja Blumenau tem metade das vagas preenchidas em apenas um dia