Como mobiliar sua casa para a produção de cerveja artesanal


Algumas modificações precisam ser realizadas para atender as necessidades dessa produção específica.




Ao chegar nas cidades mais tradicionais do Estado de Santa Catarina é possível ver uma arquitetura diferenciada e com ares alemães. Além da culinária específica, a tradição também leva as incríveis cervejas tradicionais, produzidas artesanalmente e com sabor acentuado.
Basta passar pelas casas em Blumenau para perceber o estilo alemão e as placas de produção de cerveja e restaurante com comida típica desse país com culturas tão diferentes quanto as brasileiras.
Mas a produção de cerveja artesanal não tem sido uma especificidade somente dos catarinenses. Produzir cerveja de qualidade virou meta para muitos apreciadores e também para muitos consumidores entusiastas.
No entanto, é preciso pensar em toda a estrutura do imóvel antes de começar a produção, tanto com cunho comercial quanto para consumo pessoal. Afinal, você sabe como mobiliar a sua casa para começar a sua produção?
Se você está buscando informações sobre como iniciar esse negócio e qual a estrutura você precisa ter na sua casa para produzir cerveja artesanal, chegou ao post certo! Confira algumas dicas para se dar bem com esse estilo de empreendimento. Acompanhe!

Você sabe como produzir cerveja caseira?

O primeiro passo é organizar e mobiliar a casa de modo a separar um cantinho especial para a sua produção. Para isso, é importante que você sabia quais são as etapas desse processo e o que vai precisar fazer para alcançar o objetivo.

Fatores a serem considerados na produção

O processo de fermentação da cerveja dura em média 7 dias. São necessários o armazenamento por mais 10 dias para a maturação e ao menos mais uma semana para a carbonatação.
Esse tempo pode sofrer variações dependendo do tipo de cerveja que você pretende produzir, algumas necessitam de mais ou menos dias durante o seu processo. Para fazer em casa, é preciso que os imóveis tenham uma área específica para manter as garrafas ou pequenos tonéis nos quais a cerveja passará por esse processo.

Criando um espaço para a produção

É importante que você reserve um cômodo da sua casa para funcionar como o seu ‘laboratório’ de produção da cerveja. Os equipamentos e utensílios utilizados nessa produção precisam estar bem limpos e higienizados para garantir a qualidade do seu produto.

Bancada

É preciso fazer a instalação de uma bancada para que você tenha espaço para trabalhar com as baciadas e filtros que são utilizados no processo. Pense num móvel que se adeque a sua altura, já que precisará fazer movimentos que demandam de força durante o processo.

Tonéis

Dependendo do tamanho da sua produção, você precisará instalar pequenos tonéis para o armazenamento da cerveja que ficará parada durante o processo de fermentação. Analise o seu espaço disponível e a sua meta de produção. Senão, separe um espaço para colocar as suas garrafas de pé e garanta que elas não sejam movimentadas durante o processo.

Pia

Se você estiver pensando em comprar apartamento novo e começar a sua produção de cerveja artesanal, cuide para que o cômodo que você escolher como sendo a sua ‘mini fábrica’ possa promover a instalação de uma torneira e fogão.
Caso contrário, certifique-se de ficar próximo da cozinha. As medições e a fervura precisam dos itens que ficam instalados nesse cômodo da casa.

Fogão

Para promover a fervura da sua cerveja você precisará de um fogão com bocas que promovam uma grande intensidade das chamas. Essa é parte principal que vai diferenciar o gosto da sua cerveja artesanal com as industriais que estão disponíveis no mercado!

Quer saber quais são os processos de produção da cerveja artesanal?

Agora que você já sabe tudo que vai precisar organizar na sua casa para começar a sua produção artesanal, nada mais interessante do que conhecer o processo como um todo. Confira quais são as 7 etapas que você precisará fazer para criar o seu produto!

          1.  Moagem

O primeiro passo é expor o endosperma do grão com o objetivo de facilitar a ação enzimática sobre o amido. Moa o grão com a casca de maneira que não fique nem tão fino, nem tão grosso. Mas não moa muito, isso pode trazer um amargor excessivo a sua cerveja!

         2.  Prepare a água

A água utilizada na produção de cerveja artesanal precisa ser o mais natural possível. Ela pode ser filtrada com carvão ativado ou mineral. O importante é que não tenha cheiro e cloro.

       3. Brassagem

É a conversão do amido do malte em pequenos açúcares. Ou seja, é o cozimento do malte na água em diversas condições de temperatura entre 60 e 90 minutos, dependendo do tipo de cerveja que você está produzindo.

4        4. Lavar, filtrar e clarificar

Agora o grão atua como elemento de filtragem da cerveja. Nessa parte do processo ele é separado e lavado para dar mais gosto e densidade ao seu produto.

            5. Fervura e lupulagem

A fervura do que chamamos de mosto é fundamental para esterilizar, concentrar e causar a evaporação das substâncias indesejadas que estão presentes na mistura.

         6. Decantação e resfriamento

Depois de concluir o processo de fervura é preciso causar o choque térmico e o rápido resfriamento do mosto de acordo com o tipo de fermento e cerveja que está sendo produzida.

         7. Transferência para o fermentador

Por último, depois que o mosto atingiu a temperatura ideal para cada tipo de fermento, é chega a hora de transferir o produto para o balde fermentador. Agora é só esperar e pronto, sua cerveja em breve estará pronta para o consumo.

Muitas pessoas estão optando por empreender nesse ramo de negócios, não só pela qualidade do produto que querem consumir, mas porque esse é um mercado com potência de crescimento. O preço de uma cerveja artesanal de qualidade pode ultrapassar R$ 30 reais em um bar especializado.
Que tal, gostou deste post sobre como mobiliar a casa para produção de cerveja artesanal? Então aproveite a visita em nosso blog e compartilhe este texto com os seus amigos. Afinal, quem é que não procura pelas redes sociais onde encontrar boas cervejas para consumir!

Créditos da imagem: E. C. Kraus Wine & Beer










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A legítima Kombi "Fau vê" (VW)

Quatro curiosidades sobre a 11ª Osterfest, que reinicia programação nesta quinta-feira (4) em Pomerode (SC)

Concurso da Cerveja Blumenau tem metade das vagas preenchidas em apenas um dia